Apresentação

Presentation

  • Daniel Morales Ruvalcaba Sun Yat-Sen University
  • Julio Ortiz Luquis City University of New York
  • Marcos Cordeiro Pires Unesp-Marília
  • Marcelo Fernandes de Oliveira Unesp-Marília
Palavras-chave: Apresentação, Interregno Hegemônico

Resumo

Apresentação da terceira edição do volume 7, um número especial cujo título é “Hegemonia, disputas hegemônicas e interregno hegemônico. Resistências da ordem americana, desafios para os concorrentes pares”.

Aqui os editores convidados expõe sua visão acerca de sua proposta: refletir sobre a atual conjuntura histórica, na qual existe uma intensa competição interestatal, que tem como principais atores o ex-hegemon, que busca preservar o seu status quo; as potências emergentes, que se posicionam como competidoras e buscam implementar políticas revisionistas; e as grandes potências anteriores – antigos aliados do poder hegemônico e muitas vezes decadentes – que tendem a repensar seus compromissos para conseguir prevalecer nesse contexto de caos sistêmico.

Desse modo, o dossiê é composto por artigos que estudam temas, atores ou áreas geográficas que estão sendo afetados e questionados pelo atual contexto histórico em que – parafraseando Marshall Berman – “tudo o que está em ordem se derrete em interregno hegemônico”.

 

Daniel Morales Ruvalcaba (Sun Yat-Sen University) – Editor convidado

Julio Ortiz Luquis (City University of New York) – Editor convidado

Marcos Cordeiro Pires (Unesp) – Editor convidado

Marcelo Fernandes de Oliveira (Unesp) – Editor-Chefe

Publicado
2018-11-28