Foco e Escopo
A BRAJIS publica textos originais como artigos de pesquisa relacionadas ao amplo campo da Ciência da Informação. Dessa forma, todos os artigos deverão destacar em que medida sua temática é atual e relevante para o universo teórico-metodológico da Ciência da Informação, considerando a literatura especializada da área.
Serão priorizados os artigos que tragam uma contribuição teórica e/ou metodológica mais ampla para o campo da Ciência da Informação, em um âmbito internacional, publicando-se, apenas em situações especiais e de mérito indiscutível, estudos muito particularizados, seja na abrangência geográfica (como os relativos a uma instituição, cidade, etc) seja na dimensão metodológica (como os estudos de caso, por exemplo).
Para submeter um artigo à BRAJIS é necessário que o texto seja original, isto é, o texto não pode ter sido submetido à outra forma de publicação.
Os originais de artigos podem ser submetidos em inglês, português ou espanhol.

Processo de Avaliação pelos Pares
Todos os textos submetidos à BRAJIS devem ser enviados por meio do Sistema Eletrônico de Editoração de Revista (SEER).

Antes de encaminhar as submissões aos avaliadores, os editores realizam uma pré-análise dos mesmos. Nessa etapa são considerados os seguintes aspectos: adequação ao template da revista; correção ortográfica e gramatical; adequação do escopo e foco da revista; originalidade; apresentação do(s) objetivo(s) e metodologia de forma clara. Caso a submissão não atenda a esses critérios este será rejeitado antes da avaliação de mérito do conteúdo. 

Para verificar a originalidade das submissões será utilizada a ferramenta de detecção de plágio Turnitin. 

Uma vez aprovado nesta primeira etapa, os originais são submetidos à aprovação de avaliadores ad hoc (2 referees), reconhecidos nacional e internacionalmente, pelo sistema “Duble Blind Review”, ou seja, os trabalhos são enviados para avaliação sem a identificação de autoria que, por sua vez, devem ser registrados nos metadados do sistema eletrônico SEER.
O artigo será aceito para publicação depois de ter sido avaliado positivamente pelos dois avaliadores ad hoc. Em caso de divergência da avaliação, os originais são enviados para um terceiro avaliador ad hoc. Os avaliadores ad hoc (referees) são indicados pelos editores da BRAJIS.
Caso seja necessário o artigo retornará ao autor para a realização de revisão, de acordo com as sugestões feitas pelos avaliadores ad hoc (referees). Posteriormente, o(s) autor(es) deve(m) retornar o artigo revisado aos editores dentro do prazo estipulado.

O(s) autor(es) é(são) notificado(s) quando um artigo é recebido e, também, quando é aceito ou rejeitado para publicação.
As provas de edição serão enviadas ao(s) autor(es) para correção, que deverá(ão) verificar cuidadosamente todo o artigo antes de reenviá-lo ao Editor.
Os autores têm total responsabilidade sobre a correção gramatical e ortográfica dos artigos nas línguas aceitas. Caso o artigo seja aprovado e na fase de edição for contatada a necessidade de correções gramaticais e ortográficas, os autores serão notificados e informados sobre os custos da revisão a ser realizada por revisores profissionais cadastrados pela BRAJIS. Caso os autores não  estejam de acordo o artigo será rejeitado. 

Para os artigos em inglês ou espanhol, será solicitada uma declaração dos autores de que o artigo revisado por alguma pessoa nativa.

A BRAJIS publica apenas 1 (um)  artigo do mesmo autor no mesmo ano (volume), visando garantir a variedade de temas e de colaborações de autores nacionais e internacionais. 

Submeter um artigo à BRAJIS, dá plenos direitos à revista para publicação do referido texto, ou seja, o(s) autor(es) concordam automaticamente com a sua publicação. A responsabilidade do conteúdo do artigo é inteiramente do(s) autor(es).
Os trabalhos publicados passam a ser propriedade da BRAJIS, ficando sua reimpressão, total ou parcial, sujeita à autorização expressa dos Editores da revista.

Periodicidade
A revista Brazilian Journal of Information Science: Research Trends -- ISSN 1981-1640 - Qualis Capes - Ciências Sociais Aplicadas I: B1 -- é uma revista com periodicidade trimestral, publicada pelo Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação da Unesp/Marília.

Política de Acesso Livre
A revista Brazilian Journal of Information Science: Research Trends está disponível online e seu acesso é gratuito.

Não são cobradas taxas de taxa de submissão de artigos e de avaliação (APCs charges e submission charges).