Rede de colaboração científica entre universidades brasileiras

uma análise na área de Odontologia

Palavras-chave: Colaboração Científica, Análise de Rede Social (ARS), Universidades Brasileiras, Odontologia, Produção Científica.

Resumo

Este trabalho analisa a rede de colaboração científica formada pelas universidades brasileiras que investigam na área de Odontologia. A rede construída é baseada em documentos publicados no banco de dados da Scopus (Elsevier), abrangendo um período de 10 (dez) anos. A análise de rede social (ARS) é utilizada como a melhor abordagem metodológica para visualizar a capacidade para a colaboração, disseminação e transmissão de novo conhecimento entre universidades. A coesão e a densidade da rede de colaboração são analisadas, assim como a centralidade das universidades como autores-chave e a ocorrência de subgrupos dentro da rede. Os dados foram analisados utilizando os software UCINET e NetDraw. O número de documentos publicados por cada universidade foi utilizado como um indicador de sua produção científica.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

.
Publicado
2013-06-21
Como Citar
Escalona-Fernandez, M. I., A. Pulgarin-Guerrero, E. F. Oliveira, e M. C. Gracio. Rede De Colaboração Científica Entre Universidades Brasileiras. Brazilian Journal of Information Science: Research Trends, Vol. 6, nº 1, June 2013, doi:10.36311/1981-1640.2012.v6n1.03.p15.
Seção
Artigos
Bookmark and Share