Arquivologia e Ciência da Informação

submissão ou interlocução?

Palavras-chave: Arquivologia, Ciência da Informação, classificação das áreas do conhecimento, campo científico, disciplina científica.

Resumo

Este artigo apresenta parte das reflexões de um amplo projeto de pesquisa sobre a trajetória da Arquivologia como disciplina científica no Brasil e as suas interlocuções internacionais. Focaliza as relações da Arquivologia com outras disciplinas, especialmente no âmbito político-institucional e, particularmente, com a Ciência da Informação na contemporaneidade. Como uma pesquisa qualitativa, exploratória, descritiva e explicativa, desenvolve-se por meio de estudos bibliográfico e documental. Em leituras da Sociologia e da Filosofia, busca a compreensão histórica das classificações das ciências que subsidie a classificação da Arquivologia no contexto brasileiro atual. Os resultados demonstram relações de submissão desta disciplina à Ciência da Informação na classificação das áreas do conhecimento no Brasil, realizada pelo CNPq, em 1984 e ainda vigente. Em uma perspectiva crítica, apresenta reflexões e questiona se essa classificação considera a história, a epistemologia, a teoria e, sobretudo, a autonomia científica da Arquivologia, em vias de consolidação nos últimos anos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Angélica Alves da Cunha Marques, UnB - Universidade de Brasília

Departamento de Ciência da Informação - Faculdade de Filosofia e Ciências - Unesp de Marília

Referências

.
Publicado
2017-12-19
Como Citar
Alves da Cunha Marques, A. Arquivologia E Ciência Da Informação. Brazilian Journal of Information Science: Research Trends, Vol. 11, nº 4, Dec. 2017, doi:10.36311/1981-1640.2017.v11n4.04.p14.
Seção
Artigos
Bookmark and Share