Kínesis - Revista de Estudos dos Pós-Graduandos em Filosofia  é uma revista eletrônica acadêmica na área de Filosofia que tem por missão publicar e divulgar pesquisas de pós-graduandos e pós-graduados a partir de um criterioso processo de avaliação. Surgiu em 2009 da iniciativa conjunta dos pós-graduandos em Filosofia do Programa de Pós-Graduação em Filosofia da Universidade Estadual Paulista (Unesp), Campus de Marília-SP.

A Revista publica trabalhos de pós-graduandos e pós-graduados na área de Filosofia e suas articulações com as demais áreas do conhecimento (ciências, literatura, artes, etc); não publica trabalhos de graduandos e graduados. Tem apoio do Programa de Pós-Graduação em Filosofia e do Departamento de Filosofia da Unesp. Na avaliação Qualis CAPES Quadriênio 2013-2016 recebeu Qualis B2 em Filosofia.

Política de Seção

Os textos são encaminhados a pareceristas ad hoc em sistema blind review e o resultado das avaliações são comunicado ao(s) autor(es). Todos os avaliadores são doutores com experiência em pesquisa e docência. O princípio adotado para o recrutamento destes avaliadores preza pela especialidade e por um conhecimento amplo na área. Os conteúdos trabalhos publicados na Kínesis são de responsabilidade exclusiva de seus autores. Os autores que publicam na Kínesis mantém os direitos autorais e concedem à Revista o direito de primeira publicação, com o trabalho licenciado conforme declarado na Política de Acesso Livre.

Política de Acesso Livre

A Kínesis permite acesso aberto distribuído sob os termos da Creative Commons Attribution segundo a licença Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International. Esta licença permite que outros, a partir dos trabalhos publicados na Kínesis, remixem, adaptem e criem para fins não comerciais, desde que atribuam à Kínesis o devido crédito e que licenciem as novas criações sob termos idênticos.

Periodicidade

Seus números são publicados semestralmente. Cada número terá no máximo 20 artigos. Em situações de grande número de trabalhos aprovados serão publicados números especiais. A Kínesis recebe trabalhos em fluxo contínuo.

Modalidades de Publicação

A Kínesis publica, em conformidade com as Diretrizes para Autores, as seguintes modalidades de trabalhos:

Artigos: originais e inéditos, resultados de estudos e pesquisas relacionados com a área de abrangência e o foco e o escopo da Revista.

Resenhas:  originais e inéditas de obras relevantes na área sobre conteúdos de obras nacionais, com até 1 ano de publicação, e de obras internacionais, com até 4 anos de publicação.

Traduções: originais e inéditas de textos relevantes para estudos e pesquisas na área; os textos devem vir acompanhados de seus originais e de autorização de publicação do autor e/ou da editora.

Entrevistas: originais e in´éditas de pesquisadores com relevância na área ou na sua especialidade; devem ser enviadas aos editores que farão uma análise da entrevista de acordo com a política editorial da Revista; os editores terão toda autonomia para aceitar ou rejeitar as mesmas.

Para outras modalidades de publicações os editores devem ser consultados.

Política de Combate ao Plágio

A Kínesis não aceita nenhum tipo de plágio. A notificação sobre plágio deve ser enviada através do contato da Revista. Os autores que submeterem seus textos devem assegurar a originalidade de seus trabalhos. Qualquer caso de suspeita de plágio nos textos publicados será investigado. A Kínesis exigirá, nesse caso, esclarecimentos, retratações e pedido de desculpas por parte de autores. As orientações sobre como lidar com casos de má conduta em pesquisa e publicação são seguidas a partir de orientações da Committee on Publication Ethics (COPE).

Fluxo Editorial

O fluxo do trabalho editorial da Kínesis segue a seguinte processo:

Submissão: os textos serão recebidos pelos editores no sistema; é necessário entrar em Acesso com login e senha.

Análise do editor: verifica-se se o texto atende ao Foco e Escopo ou as Diretrizes para Autores, podendo rejeitados ou devolvidos para adequação.

Avaliação: os textos serão submetidos para avaliação às cegas por pares; este processo dura em média 2 meses.

Revisão: os textos aprovados seguirão para o processo de revisão com ajustes textuais e formais.

Produção: formatação das versões finais dos textos e lançamento do número do site.

Políticas de Taxas

A Kínesis não cobra nenhum tipo de taxa  para submissão, avaliação ou publicação dos textos.