Heleieth Saffioti e o pioneirismo nos estudos do feminismo no Brasil

  • Angelica Lovatto Professora de Ciência Política do Departamento de Ciências Políticas e Econômicas UNESP (Marília). Coordenadora do Grupo de Pesquisa (CNPq) “Pensamento Político Brasileiro e Latino-americano”.
Palavras-chave: Heleieth Saffioti. marxismo. Feminismo.

Resumo

Este artigo apresenta a discussão que a socióloga Heleieth Saffioti realizou em pesquisa realizada nos anos 1960, inicialmente como doutorado e depois complementado para sua Livre-Docência, sobre o tema da mulher na sociedade de classes, que viria a se tornar um texto pioneiro no Brasil sobre feminismo, marxismo e luta de classes. Publicado como livro em 1969, A mulher na sociedade de classes: mito e realidade é um texto de atualidade impressionante porque traz uma proposta metodológica para o estudo das questões da exploração feminina no capitalismo, além da abordagem histórica, econômica, política e cultural.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Angelica Lovatto, Professora de Ciência Política do Departamento de Ciências Políticas e Econômicas UNESP (Marília). Coordenadora do Grupo de Pesquisa (CNPq) “Pensamento Político Brasileiro e Latino-americano”.

Professora do Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais (Unesp, Marília). 

Publicado
2018-06-30