Realidade, Conhecimento Físico e Conhecimento Social: Processos e Mecanismos Comuns de Construção

  • Adrián Oscar DONGO-MONTOYA Unesp - Marília-SP

Resumo

Através da análise do desenvolvimento do conhecimento físico e social, podemos evi-denciar os processos que permitem ao sujeito construir a realidade. Em função disso, pretendemos neste trabalho mostrar a importância do desenvolvimento do conheci-mento físico na teoria de Piaget e evidenciar a existência de processos e mecanismos comuns entre essa forma de conhecimento e o conhecimento social. Após observar a importância do estudo da construção do conhecimento físico, mostraremos as caracte-rísticas específicas da construção desse conhecimento em relação ao conhecimento ló-gico-matemático. Logo a seguir, indagaremos se os processos e mecanismos básicos na construção do conhecimento físico são susceptíveis de serem estendidos para a cons-trução dos objetos sociais e culturais. Na parte conclusiva, analisaremos se as relações estabelecidas entre as diferentes formas de conhecimento podem contribuir para a di-vulgação da teoria de Piaget e para a solução de questões relacionadas à ação pedagó-gica.

Downloads

Não há dados estatísticos.
Seção
Conferências