FUNCIONALIDADE E FATORES ASSOCIADOS EM IDOSOS PARTICIPANTES DE GRUPO DE CONVIVÊNCIA

  • Paloma Almeida FAINOR
  • Marilene Almeida Mendonça FAINOR
  • Maykon dos Santos Marinho
  • Lorenna Sousa Santos FAINOR
  • Shirlei Macllaine Barbosa Andrade FAINOR
  • Luciana Araújo dos Reis UESB
Palavras-chave: Qualidade de vida. Idoso. Saúde do idoso.

Resumo

Este estudo tem o objetivo de analisar os fatores associados à funcionalidade de idosos participantes de um grupo de convivência. Trata-se de uma pesquisa do tipo exploratório, descritivo e analítico, com delineamento transversal e abordagem quantitativa, subprojeto do projeto: Programa Interdisciplinar de Estudos e Pesquisas sobre o Envelhecimento humano: Ações de cuidado e atenção ao idoso. Os instrumentos de coleta de dados utilizados foram: um questionário sociodemográfico, Índice de Barthel, Escala de Lawton e Brody e o Whoqol-bref. Verificou-se uma maior distribuição de idosos do sexo feminino, alfabetizados, vivendo sem companheiro e com renda familiar de 1 a 3 salários mínimos. A maioria dos idosos apresentou algum tipo de problema de saúde, dependentes para Atividades Básicas de Vida Diária e dependente para Atividades Instrumentais de Vida Diária.  O estudo demonstrou que a maioria dos idosos eram dependentes de familiares para a realização de alguma atividade de vida diária, o que compromete a qualidade de vida destes idosos. Os resultados apontaram também uma grande interferência da presença de doenças crônicas na funcionalidade dos indivíduos, principalmente no que diz respeito a atividades instrumentais de vida diária, causando aos idosos a perda de sua autonomia.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Paloma Almeida, FAINOR
Graduanda em Fisioterapia
Marilene Almeida Mendonça, FAINOR
Graduanda em Fisioterapia
Maykon dos Santos Marinho
Enfermeiro. Doutorando do Programa de Pós-Graduação em Memória: Linguagem e Sociedade (PPGMLS), da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB); Bolsista de Doutorado da CAPES. Membro do Núcleo Interdisciplinar de Estudos e Pesquisa sobre Envelhecimento Humano (UESB).
Lorenna Sousa Santos, FAINOR
Graduanda em Fisioterapia
Shirlei Macllaine Barbosa Andrade, FAINOR
Graduanda em Fisioterapia
Luciana Araújo dos Reis, UESB

Fisioterapeuta. Doutora em Ciências da Saúde (UFRN); Professora dos Programas de Pós-Graduação Stricto Sensu em Memória: Linguagem e Sociedade da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (PPGM/UESB); Professora do Curso de Fisioterapia da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB), Departamento de Saúde 1; Grupo de Pesquisa: Núcleo de Estudos e Pesquisa sobre o Envelhecimento e Obesidade (UESB, CNPq).

Publicado
2017-11-13