História de vida de pessoas deficientes físicos que participam nos projetos de basquete sobre rodas e atletismo adaptado

  • Paulo Roberto Brancatti Universidade Estadual Paulista - Campus de Presidente Prudente
  • Camila Cassemiro Rosa
  • Beatriz Parola
  • Raul Fragoso Neto
Palavras-chave: esporte adaptado. Basquetebol sobre rodas. Experiências, deficiência, relato oral.

Resumo

Este artigo é resultado duma pesquisa realizada com quatro atletas com deficiência física, participantes dos Projetos de Atletismo e Basquete sobre rodas da UNESP/ADAPP de Presidente Prudente. Teve como objetivo ouvir essas pessoas que atuam nos referidos projetos há mais de dez anos e, além disso, saber deles como o esporte interferiu em suas vidas em relação à família, trabalho, estudos e vida social. Para isso, utilizamos a Metodologia de História de Vida (MHV) e relatos orais, permitindo aos pesquisadores fidelidades ao discurso dos pesquisados a fim de se compreender o papel do esporte no processo de formação da pessoa como atleta paralímpico. Utilizaram-se questões abertas para que os entrevistados falassem com mais naturalidade sobre sua vivência nos projetos. A partir do relato dos quatro entrevistados, percebeu-se que o esporte era uma prática cotidiana deles antes de sofrerem o acidente e que o mesmo passou a ser mais significativo quando se integraram num dos projetos em questão. A partir desse momento, a vida deles se transformou, pois, para uma pessoa com deficiência que se envolve com o esporte, ao que tudo indica, passam a ter mais garra e determinação para vencer na vida e lutar por novas conquistas.

Palavras chaves: esporte adaptado. Basquetebol sobre rodas. Experiências, deficiência. relato oral.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Paulo Roberto Brancatti, Universidade Estadual Paulista - Campus de Presidente Prudente
Professor locado no Departamento de Educação da UNESP de Presidente Prudente e ministro aulas nos Cursos de Pedagogia e Educação Física. Coordeno dois projetos de extensão: Atletismo para pessoas com deficiências e Basquete sobre rodas.
Publicado
2018-02-22