APRENDIZAGEM E COMUNICAÇÃO EM BATESON: A EXIGÊNCIA DE UMA EPISTEMOLOGIA FORMAL E COMPLEXA

  • Maria Clara Faria Costa OLIVEIRA
Palavras-chave: Bateson. Epistemologia. Double bind. Aprender a aprender. Comunicação. Patamares de aprendizagem.

Resumo

Para Bateson, a mudança social radicaria numa mudança epistemológica profunda que
incidisse sobretudo na educação e na comunicação (onde incluía a sua teorização psicológica). Essa
revolução paradigmática, baseada na lógica formal de Whitehead e Russell, evitaria discursos ditos
científicos destituídos de rigor. Aqui, analisamos hermeneuticamente o seu pensamento, salientando
os limites que a lógica formal encontra nas experiências éticas, religiosas e estéticas. Sem essa revolução,
encontramo-nos condenados à estagnação intelectual, pois formamos cidadãos sem capacidade
de aprender a aprender, que possibilitaria a capacidade de produzir abduções, inferência lógica
tão necessária na produção do raciocínio humano; o seu desenvolvimento garantiria a capacidade
de pensar/construir complexamente o mundo, interligando os saberes; poucos são também aqueles
que explicitam e argumentam a favor das suas crenças, base axiomática da capacidade abdutiva. A
organização social (via sistema educativo, formal e não formal) se constrói com sujeitos que raramente
possuem mentes bem estruturadas, favorecedoras de passagem de patamares de aprendizagem para
outros superiores. Antes se estimula a confusão de tipos lógicos, tomando o todo pela parte, por
exemplo. Bateson critica também o sistema de avaliação quantitativo, diminuindo a possibilidade de
formação do pensamento abstrato e formal, como a filosofia e a matemática exigem.

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Biografia do Autor

Maria Clara Faria Costa OLIVEIRA

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Publicado
2016-02-16
Seção
Artigos/Articles